Ação de acolhimento da população em situação de rua ocorre nesta terça e quarta em Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) dará início, a partir das 9h desta terça-feira (27), a uma ação integrada de acolhimento e assistência a pessoas em situação de rua instaladas em seis endereços do Plano Piloto. A iniciativa envolve diversas pastas do governo e prevê a oferta de serviços nas áreas de saúde, educação, moradia, assistência social e qualificação profissional.
A operação conta com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEE-DF), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e da DF Legal, além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Conselho Tutelar.
Nos locais atendidos, serão oferecidos encaminhamentos para vagas em abrigos, serviços de saúde, matrícula escolar, inscrição em programas de capacitação profissional como o RenovaDF e orientações sobre cuidados com animais domésticos. Haverá ainda a possibilidade de cadastro para unidades habitacionais e concessão de auxílio excepcional de R$ 600 para quem não tem condições de pagar aluguel. Também será oferecido apoio para deslocamento interestadual, quando necessário.
A ação ocorre após uma semana de trabalho prévio de mapeamento e abordagens sociais realizadas pelas secretarias nos pontos definidos. Após o atendimento, a DF Legal será responsável pelo desmonte das estruturas improvisadas. Os pertences dos atendidos serão levados ao local indicado por eles ou, caso isso não seja possível, encaminhados a um depósito da pasta, onde poderão ser retirados sem custo no prazo de até 60 dias.
Locais de atendimento nos dias 27 e 28 de maio:
- SGAN 908, atrás do Ceub
- SGAN 910, próximo ao muro da Casa do Ceará
- SGAN 607
- L4 Norte, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto
- Margens do Eixo Rodoviário, altura da 107/108 Sul
- Centro Pop da 903 Sul
A ação faz parte dos esforços do GDF para promover o acolhimento digno e oferecer alternativas reais de reintegração social às pessoas em situação de rua no Distrito Federal.
Com informações da DF Legal