Zoo faz força-tarefa de manutenção e adota novos protocolos para reabertura

Após mais de um mês fechado por precaução sanitária, o Zoológico de Brasília reabrirá as portas ao público na próxima segunda-feira (7). A decisão foi autorizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), que atestou a estabilidade da biossegurança no local após a contenção de dois casos isolados de influenza aviária de alta patogenicidade (Iaap).

Para garantir a segurança dos visitantes e a proteção dos animais, o Governo do Distrito Federal (GDF) manterá medidas rigorosas de controle sanitário entre os funcionários do parque. A desinfecção na entrada e na saída continuará sendo obrigatória, especialmente para os trabalhadores que têm contato direto com os animais. O protocolo inclui o uso de pedilúvio e rodolúvio — sistemas para higienização das solas dos calçados e pneus dos veículos. Além disso, novos equipamentos de proteção individual (EPIs) foram adquiridos para reforçar a segurança interna.

Com a retomada das atividades no mês de férias escolares, período de maior movimento, o zoológico funcionará em horário estendido. Ao longo de julho, o parque abrirá todos os dias da semana — inclusive às segundas-feiras, quando normalmente estaria fechado. O horário de visitação será das 8h30 às 17h, com venda de ingressos até as 16h30. Os valores permanecem R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Aos domingos, a entrada é gratuita por meio do programa Lazer para Todos.

De acordo com o diretor-presidente da instituição, Wallison Couto, uma programação especial foi preparada para receber os visitantes durante as férias. “Estamos preparando uma ação para receber o nosso público depois desses dias fechados. A gente vai organizar uma visita guiada, exposição com itens do museu e atividades lúdicas com personagens”, adiantou.

A reabertura foi possível graças à ausência de novos casos da doença e à estabilidade do cenário epidemiológico no Distrito Federal. Durante o período de interdição, técnicos da Seagri-DF realizaram inspeções em propriedades rurais, comércios de aves e criações domésticas em um raio de três quilômetros ao redor do zoo, além de ações de vigilância em áreas com presença de aves migratórias.

Para receber o público, o espaço também passa por uma força-tarefa de manutenção. Órgãos como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) atuam na pintura das sinalizações, limpeza das calçadas e revitalização de faixas de pedestres. “Estamos com vários órgãos atuando para garantir que tudo esteja organizado na hora que nosso público chegar”, afirmou Couto.

Com informações da Agência Brasília

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.