Secretaria de Governo adota política de gestão de riscos para fortalecer governança

A Secretaria de Governo do Distrito Federal (Segov-DF) instituiu, por meio de portaria publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (5), uma política de gestão de riscos alinhada às boas práticas de governança no setor público. A medida integra a Política de Governança e Compliance do Executivo do DF e tem como objetivo estabelecer princípios, diretrizes, responsabilidades e processos para incorporar a análise de riscos na tomada de decisões da pasta.
Segundo o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações realizadas em parceria com a Controladoria-Geral do Distrito Federal. “Já instituímos o Comitê Interno de Governança Pública e Gestão Estratégica para garantir o desenvolvimento e a adoção das melhores práticas de governança. Além disso, orientamos as 35 administrações regionais sobre a elaboração dos planos estratégicos institucionais, que agora serão monitorados, e acompanhamos a implementação dos comitês internos de governança nas administrações”, detalhou.
A política de gestão de riscos deve ser observada por todas as áreas e níveis da Segov, abrangendo processos de trabalho, projetos, atividades e ações da secretaria. De acordo com a secretária-executiva de Gestão Estratégica, Sueli Rodrigues de Sousa, a medida representa um avanço na governança e transparência, permitindo identificar problemas antes que ocorram e orientar a tomada de decisão. “A política agrega valor à administração, fortalece os protocolos internos e protege os valores institucionais”, afirmou.
Com informações da Secretaria de Governo (Segov-DF)