Incêndio atinge 220 hectares na Floresta Nacional de Brasília e mobiliza forças de combate

0acf7648 9507 4dfa 9a4e 2f206c1274eb

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde desta terça-feira (9), a Gleba 1 da Floresta Nacional de Brasília (FLONA). As chamas começaram por volta das 12h, em uma área fora dos limites da unidade de conservação, e avançaram rapidamente sobre a vegetação nativa.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuou de forma intensa, empregando inicialmente nove viaturas, além de um avião e um helicóptero. A operação também contou com o apoio das instituições que integram o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), incluindo ICMBio, IBAMA/Prevfogo e IBRAM. As informações foram confirmadas pelo CBMDF em nota oficial.

Diante da gravidade do caso e do pedido de reforço feito pela administração da FLONA, o CBMDF acionou seu sistema de sobreaviso. Com isso, além das equipes de plantão, militares que cumpriam expediente administrativo também foram deslocados para a linha de frente.

Sistema de Comando de Incidentes

Para garantir eficiência no combate e integração entre as instituições, foi instalado o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta utilizada em ocorrências de grande vulto e que envolvem múltiplas agências. Essa estratégia possibilitou coordenação mais ágil e melhor uso dos recursos humanos e materiais disponíveis.

A área queimada foi estimada em 220 hectares, um impacto significativo para a biodiversidade local. Apesar da extensão do fogo, no início da noite as equipes já consideravam as chamas sob controle. A região continuará sendo monitorada, e os brigadistas permanecem em alerta para evitar novos focos.


Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.