COP abre mais de 10 mil vagas para esportes no DF

Camila Coimbra
redacao@grupojbr.com
Os Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) do Distrito Federal estão com inscrições abertas para mais de 10 mil vagas remanescentes em atividades esportivas gratuitas. O prazo segue até 30 de novembro e contempla modalidades para todas as idades — da infância à terceira idade —, além de programas específicos para pessoas com deficiência. Rede de inclusão e acesso.
Atualmente, o DF conta com 12 unidades do COP, localizadas em regiões estratégicas para atender moradores de diferentes áreas: Gama, Riacho Fundo I, Recanto das Emas, Samambaia, Estrutural, São Sebastião, Planaltina, Ceilândia (Parque da Vaquejada), Brazlândia, Sobradinho, Paranoá e Santa Maria.
A descentralização é considerada um dos pontos fortes do programa, pois permite que comunidades que muitas vezes têm pouco acesso a equipamentos esportivos públicos possam praticar modalidades de forma gratuita e orientada. Além de estimular hábitos saudáveis, os COPs são espaços de convivência comunitária, que promovem inclusão social, lazer e prevenção de situações de vulnerabilidade.
Estrutura e funcionamento
O programa é regulamentado pela Portaria nº 99/2021 e garante funcionamento semanal, com atividades esportivas de terça a sábado e ações de lazer nos fins de semana. Cada unidade conta com professores capacitados, infraestrutura para a prática de esportes coletivos e individuais e oferta de atividades adaptadas para pessoas com deficiência.
O programa foi desenhado para atender um público diverso, incluindo crianças a partir dos 4 anos, jovens, adultos e idosos. Há prioridade para pessoas com deficiência, maiores de 60 anos e cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Entre as modalidades, além de esportes tradicionais como futebol, basquete, vôlei e natação, estão também as inclusivas voltadas ao público PCD, como goalball, bocha, parabadminton e programas de estimulação motora, reforçando o caráter democrático do COP.
Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, os COPs cumprem papel fundamental de democratizar o acesso ao esporte e ao lazer, atuando também como ferramenta de saúde pública, redução da violência e integração comunitária.
As inscrições vão até 30 de novembro de 2025 e podem ser feitas pelo sistema sistema.df.gov.br. Quem não tiver acesso à internet pode procurar diretamente o COP de interesse, de segunda a sexta, das 8h às 12h ou das 14h às 18h. O resultado da seleção será divulgado até 5 de dezembro por e-mail, e os candidatos que não receberem a confirmação devem comparecer à unidade escolhida. Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e atestado médico quando solicitado.
Modalidades ofertadas
Atletismo (regular e CPD)- Basquete
- Bocha (PCD)
- Capoeira
- Capoterapia
- Dança
- Desenvolvimento Motor I e II
- Futebol de areia
- Futebol feminino
- Futebol society
- Futevôlei
- Futsal
- Ginástica acrobática
- Ginástica localizada
- Ginástica rítmica
- Goalball (PCD)
- Hidroginástica
- Iniciação esportiva
- Jiu-jítsu
- Judô
- Karatê
- Kung Fu Wushu
- Musculação
- Muay Thai
- Natação (regular e CPD)
- Parabadminton (PCD)
- Pilates
- Polo aquático
- Saltos ornamentais
- Tae-Kwon-Do
- Tênis
- Tênis de mesa
- Vôlei de praia
- Voleibol
- Programas de estimulação básica, essencial e global (I e II) para PCD