Copa das Nações de Futsal: em partida de 9 gols, França se classifica para a próxima fase

copa das nações

Por Diller Abreu, Eduardo Tavares e Felipe Morais

Fotos: Lucas Alarcão/@lucasf0tos

A seleção da França venceu a Costa Rica, por 5 a 4, em sua estreia pela Copa das Nações de Futsal. Com a vitória, os franceses se classificaram para a próxima fase da competição, visto que os costarriquenhos também foram derrotados no primeiro jogo, contra o Paraguai, e estão eliminados do torneio. 

A França enfrenta a seleção paraguaia nesta sexta-feira (19/9), às 20h15, na decisão pela primeira colocação do Grupo B. O campeonato é realizado na Arena BRB Nilson Nelson e termina no próximo domingo (21/9). Os ingressos foram disponibilizados gratuitamente à torcida.

Domínio francês 

Logo no início do jogo, após erro na saída de bola da seleção costa-riquenha, o camisa 11 da França, Mouhoudine Souhell, recuperou a bola e deixou Mohammed Abdessamad na cara do gol. O camisa 10 não perdoou e abriu o placar.

Mesmo após o gol, os franceses não baixaram o ritmo e continuaram pressionando os paraguaios. Com uma marcação forte, os europeus recuperavam a posse de bola rapidamente. 

Essa pressão, junto com o ritmo de jogo intenso, resultou em mais um gol dos franceses. Dessa vez, a jogada começou na quadra defensiva da França após Toure Mamadou conduzir a bola até o ataque e tocar para Saadaqui Ayoub, que cruzou a bola para  Mouhoudine Souhell finalizar e aumentar o placar.

Já no final do primeiro período, Lutin Nelson sofreu uma falta na entrada da área e o treinador Reynaud Raphael pediu tempo técnico para elaborar uma uma jogada ensaiada. O camisa 10 Mohammed Abdessamad cobrou o tiro dando um passe para Mouhoudine Souhell, que marcou seu segundo gol no jogo e o terceiro da França. Assim, o primeiro tempo acabou com vitória parcial da França.

Foto: Lucas Alarcão\ @lucasf0tos

Emoção até o final

O 3 a 0 no placar não tirou a vontade dos franceses de aumentar a vantagem. O segundo tempo continuou com o domínio francês.

Após um erro de ataque dos costa-riquenhos, Toure Mamadou recuperou a bola e armou um contra ataque perigoso para os europeus, passou para Mouhoudine Souhell, que deixou Mohammed com o gol livre para apenas empurrar.

Como diz o ditado popular, “quem não faz leva”, e foi a vez da seleção caribenha marcar. Edwin Porras roubou a bola na quadra de defesa e ligou o camisa 2, Gilberth Solano, que finalizou no canto do goleiro francês e diminuiu o placar.

O gol aumentou a motivação da Costa Rica, que continuou pressionando. Após um lateral cobrado na quadra de ataque, Gehringer fez o pivô, finalizou cruzado, mas a bola desviou no goleiro e no meio do caminho encontrou Lutin, que colocou contra o próprio patrimônio.

Depois de sofrer o segundo gol, o técnico Reynaud Raphael pediu tempo para organizar o time.  A seleção francesa retomou a pressão e o domínio da partida. Em uma falta sofrida por Amine Gueddoura, a jogada ensaiada voltou a aparecer.  Mohammed Abdessamad cobrou para Saadaqui Ayoub afundar a rede dos costa-riquenhos.

A Costa Rica continuou em busca do empate e em uma jogada trabalhada pela equipe, o goleiro Cesar Rosalez fez um lançamento da sua área para Carlos, que pegou a bola ainda no ar e diminuiu o placar com um golaço.

Os franceses não deixaram barato, dois minutos após sofrerem o gol, o capitão Mouhoudine Souhell encontrou Mohammed Abdessamad na marca do pênalti, que rolou para o camisa 11 fazer seu terceiro gol na partida.

Nos últimos instantes do jogo os caribenhos voltaram a pressionar, com isso, após um erro de passe de Saadaqui Ayoub, Edwin Porras, o camisa 10, recuperou a bola e saiu cara a cara com o goleiro para apenas tirar do francês e empurrar para o gol. Mesmo com a sobrevida costa-riquenha, a partida foi finalizada em 5 x 4 para os franceses.

Próximos confrontos 

A seleção francesa enfrenta o Paraguai, nesta sexta-feira (19/9), no Ginásio Nilson Nelson, às 20h15. Com a derrota, a seleção da Costa Rica foi eliminada e se despede da competição. Os ingressos da Copa das Nações de Futsal foram disponibilizados gratuitamente pela entidade do evento, algumas datas ainda não foram esgotadas.

Supervisionado por Luiz Claudio Ferreira


Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.