Via Estrutural recebe 15 novos radares para reforçar a segurança viária e reduzir acidentes

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) começou a instalação de novos equipamentos de controle de velocidade na Via Estrutural, como parte do contrato de modernização e ampliação do sistema de fiscalização eletrônica. Nesta semana, oito radares passaram a operar na via, somando-se aos 15 previstos no contrato. A iniciativa busca aumentar a segurança viária e reduzir acidentes, especialmente em trechos com grande fluxo de veículos e histórico de ocorrências graves.

Segundo o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur, a Estrutural passou por reforma, com substituição do pavimento por concreto, o que exigiu a retirada dos antigos radares do tipo pardal. “Agora, estão sendo reinstalados de forma diferente, pois o pavimento de concreto não permite os laços tradicionais feitos na pista para medir a velocidade”, explicou.

O novo sistema implantado é baseado em pórticos com câmeras, que não interferem diretamente na pista. “À medida que os equipamentos são liberados e aferidos, começam a ser usados para autuação. A iniciativa aumenta a segurança viária, evita acidentes e mortes, especialmente na Estrutural, que é uma via de trânsito rápido que liga o Plano Piloto às cidades satélites”, acrescentou Nacfur.

Apesar do limite de velocidade ser de 80 km/h, muitos motoristas excedem a velocidade, reforçando a necessidade de fiscalização eletrônica. Os pontos de instalação foram definidos com base em estudos técnicos de engenharia de tráfego, índices de acidentes e necessidade de disciplinar o fluxo de veículos, priorizando a preservação de vidas.

O investimento mensal no sistema é de aproximadamente R$ 1,84 milhão, valor destinado à instalação, manutenção, operação e monitoramento dos equipamentos. Com a modernização, milhares de motoristas que utilizam diariamente a Estrutural terão um trânsito mais seguro, já que os radares funcionam como instrumentos de prevenção e induzem o respeito aos limites de velocidade.

Com informações da Agência Brasília


Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.