Cristian Ribera conquista ouro nos 10 km da Copa do Mundo de esqui cross-country

O esquiador brasileiro Cristian Ribera conquistou o ouro na prova de 10 km em largada em massa da etapa da Copa do Mundo de esqui cross-country, disputada em Finsterau, na Alemanha, nesta quinta-feira (15). Competindo na classe LW11, para atletas que utilizam sit-ski com bastões, Ribera completou o percurso em 29min15s4, superando o chinês Zhongwu Mao, que ficou com a prata em 29min17s9, e o russo Ivan Golubkov, bronze com 29min27s2.

“A prova foi muito boa. Eu me senti bem e confiante de que hoje teria melhores chances. A pista estava em ótimas condições, os esquis responderam muito bem e o trabalho do staff foi fundamental. Controlei o ritmo nas primeiras voltas e consegui aumentar a intensidade no fim para manter a diferença. Foi difícil, mas consegui me superar e garantir esse ouro”, comemorou o rondoniense, que já havia vencido dois ouros na abertura da temporada paralímpica em novembro, em Beitostolen, na Noruega: um no sprint de 800m e outro nos 5 km.

Na prova feminina dos 10 km, a paranaense Aline Rocha terminou em quarto lugar, com o tempo de 32min52s6, a cerca de oito segundos do bronze conquistado pela alemã Anja Wicker (32min45s8). A sul-coreana Yunji Kim levou o ouro em 31min47s7, e a norte-americana Oksana Masters ficou com a prata em 32min20s3.

A delegação brasileira em Finsterau inclui ainda Elena Sena, Guilherme Rocha, Wesley dos Santos, Wellington Silva e Robelson Lula. Os atletas buscam acumular pontos para garantir vagas nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2026, em Cortina d’Ampezzo e Milão, na Itália, de 6 a 15 de março.

As competições continuam no sábado e domingo, com provas de sprint de 1 km e revezamento, respectivamente.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.