Guto Miguel reage, leva duelo ao terceiro set, mas é eliminado na estreia do Rio Open
A trajetória de Guto Miguel no Rio Open terminou na primeira rodada. A jovem promessa brasileira, de apenas 16 anos, batalhou até o fim, chegou a forçar o terceiro set, mas foi superado pelo lituano Vilius Gaubas por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/2.
Com a vitória, Gaubas avança para enfrentar o argentino Tomás Martín Etcheverry, que derrotou o compatriota Francisco Comesana, também por 2 sets a 1, em confronto realizado nesta terça-feira, na quadra 1. A organização ainda vai confirmar data e horário da próxima partida.
Como foi o jogo
O início não foi favorável ao brasileiro. Logo no primeiro game de saque, Guto sofreu a quebra e viu o adversário abrir 3/0 rapidamente. Empurrado pela torcida, conseguiu melhorar o rendimento no serviço e equilibrar as trocas, mas não teve chances de recuperar a quebra. Seguro, Gaubas administrou a vantagem e fechou o primeiro set em 6/3.
No segundo set, o cenário mudou. Mais confiante, Guto passou a tomar decisões mais assertivas, confirmou seus games de saque e conseguiu uma quebra no quarto game, abrindo 3/1. Com o apoio das arquibancadas, o brasileiro cresceu na partida, enquanto o lituano passou a cometer erros não forçados. Aproveitando o momento, Guto conquistou mais uma quebra no game final e fechou em 6/2, igualando o confronto.
A parcial decisiva começou equilibrada, com ambos confirmando seus serviços. Guto chegou a abrir 40-15 em um dos games, mas voltou a errar em momentos importantes e permitiu a virada de Gaubas, que obteve a quebra e fez 2/1.
Na reta final, o desgaste físico e emocional pareceu influenciar o desempenho do jovem tenista. Mesmo após novamente construir vantagem no próprio saque, Guto sofreu outra quebra, permitindo que o adversário abrisse 4/1. A partir daí, Gaubas controlou as ações e fechou o terceiro set em 6/2, garantindo vaga nas oitavas de final do Rio Open.