GDF lança programa de endereçamento rural
O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta terça-feira (23) o Programa de Endereçamento Rural Digital do Distrito Federal. A ferramenta beneficiará cerca de 20 mil propriedades rurais no DF com a criação do chamado “CEP Rural”. Os agricultores cadastrados podem acessar o sistema de localização gratuitamente.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e com o Instituto de Economia Agrícola de São Paulo (IEA-SP). Ao todo, foram investidos R$375 mil no programa.
Em cerimônia de lançamento, no Palácio do Buriti, a governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), destacou a importância da tecnologia para a melhoria das políticas públicas, especialmente em áreas rurais. “Hoje a manutenção do homem do campo depende muito das ações do governo. A gente não quer só que as pessoas se mantenham no campo. Queremos que as pessoas se mantenham com dignidade. Essa dignidade passa por muitas coisas e o endereçamento é uma delas”, afirmou.
A ferramenta permite que cada imóvel rural tenha um endereço digital único, reconhecido por plataformas de navegação. O sistema permite localizar propriedades com precisão, reduzindo as dificuldades de acesso ao campo e facilitando desde atendimentos emergenciais até a entrega de encomendas.
Um dos principais impactos esperados está no atendimento de emergência. Com o endereço digital, equipes do Samu, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Defesa Civil poderão localizar propriedades com mais rapidez em situações críticas.
A expectativa é reduzir o tempo de deslocamento em ocorrências médicas, acidentes, incêndios e demais emergências, ampliando a eficiência operacional dos serviços públicos no campo. O sistema também dará suporte ao monitoramento da malha viária rural, permitindo ao GDF planejar com precisão a manutenção de estradas, organizar rotas e aprimorar a gestão territorial.
A ferramenta também amplia o acesso dos produtores ao comércio eletrônico, permitindo a integração a marketplaces, serviços de entrega e plataformas digitais de venda, fortalecendo a comercialização de produtos do campo. O programa utiliza a tecnologia de geolocalização por Plus Codes, sistema que cria um código digital único para cada propriedade rural, funcionando como uma espécie de CEP eletrônico.
Além de facilitar a localização, o sistema será totalmente gratuito para os produtores rurais. A ideia é que a adesão ocorra por meio de uma plataforma digital, com apoio de equipes da Seagri-DF e da Emater-DF para capacitação e orientação dos usuários.
Atualmente, o programa conta com 6.369 propriedades cadastradas. A iniciativa começou a funcionar em 2024, com o lançamento de um protótipo do sistema e registro de pouco mais de 4 mil pontos georreferenciados, a partir de registros de regularização de ocupação de glebas públicas rurais.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Rafael Bueno, celebrou o lançamento e afirmou que o endereçamento era uma demanda antiga dos produtores rurais do DF.
“À medida em que nós inserirmos os códigos de endereço eletrônico nas propriedades, vamos mapear locais que hoje o GDF não tem mapeado. Vamos ganhar em dignidade a partir da localização exata e precisão desse sistema”, disse.
Centro de capacitação do Samu
Ainda nesta terça-feira, o GDF também reinaugurou o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O espaço fica localizado no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde, no Guará.
Com investimento de mais de R$500 mil, o local recebeu novos pisos, divisórias para reorganizar as salas, banheiros reformados e aparelhos de ar-condicionado. Além disso, foi construído um auditório ampliado, salas de reunião, espaço para os instrutores e copa integrada a uma área de descanso e convivência.
O espaço funciona como um centro de capacitação pedagógica das equipes que atuam no atendimento pré-hospitalar. A nova estrutura deve receber, além dos socorristas, servidores de toda a rede de saúde. A unidade de ensino funciona desde 2006. No dia a dia, o núcleo executa cursos de formação contínua para os profissionais de saúde e projetos de pesquisa.
No evento, a governadora Celina Leão destacou que a reforma no espaço representa um investimento na qualidade do atendimento prestado à população. “Aqui era um espaço para os cursos, mas era um espaço inadequado. Era um vão com divisórias que não eram drywall, sem os equipamentos. Então, você investir na capacitação do seu servidor é investir no cuidado. A pessoa vai estar apta, qualificada para fazer os atendimentos”, reforçou.
O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, ressaltou a necessidade de preparo contínuo diante da tensão das ocorrências nas ruas. “Quem trabalha no Samu sabe o quanto é difícil, o tamanho da adrenalina e o quanto a gente necessita de treinamento constante. A equipe tem que estar muito treinada, cada um sabendo o que deve fazer. Cada minuto impacta. Isso reforça a necessidade de estarmos cada vez mais capacitando nossos servidores”, pontuou.