Brasília inicia contagem regressiva para a Copa Feminina de 2027
Brasília marcou nesta quarta-feira (24) a contagem regressiva de um ano para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027, com uma programação especial apoiada pela entidade máxima do futebol. A iniciativa, liderada pela FIFA e pelos organizadores do torneio, reforçou o papel da capital federal como uma das cidades-sede da competição, a primeira a ser realizada na América do Sul.
As atividades reuniram esporte, inclusão e participação social em três pontos da cidade: o Estádio Nacional Mané Garrincha, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek e a Rodoviária do Plano Piloto. No gramado da Arena Mané Garrincha, cerca de 700 crianças dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF participaram de um mosaico comemorativo nas arquibancadas.
Entre os participantes, jovens atletas relataram a emoção de visitar o estádio e acompanhar a preparação para o mundial. Depois, o grupo seguiu para o Parque da Cidade, onde participou de ações coletivas, como pintura do chão em áreas conhecidas do público, com mensagens de cidadania, inclusão e incentivo à prática esportiva.
Ao mesmo tempo, a Rodoviária do Plano Piloto recebeu uma ação de engajamento voltada ao público que circulava pelo terminal. No local, os visitantes puderam interagir com um cenário temático montado com artes enviadas pela própria FIFA e participar de um desafio de golzinho.
A ex-futebolista Mariléia Santos, conhecida no meio esportivo como Michael Jackson, também participou do evento. Considerada uma das pioneiras do futebol feminino, ela destacou a importância da preparação para a Copa e da construção de um legado para as próximas gerações, ressaltando a necessidade de pensar não apenas na competição, mas também no futuro da modalidade.