Putin concorda com um cessar-fogo temporário na energia e infraestrutura da Ucrânia

A Casa Branca anunciou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordou em suspender ataques contra a infraestrutura energética da Ucrânia por 30 dias, como um primeiro passo para a paz no Leste Europeu.

A decisão foi comunicada após uma ligação de duas horas e meia entre Putin e o presidente dos EUA, Donald Trump. Não está claro se a Ucrânia aceitará a oferta.

“Os líderes concordaram que o movimento para a paz começará com um cessar-fogo na energia e infraestrutura, bem como negociações técnicas sobre a implementação de um cessar-fogo marítimo no Mar Negro, cessar-fogo total e paz permanente. Essas negociações começarão imediatamente no Oriente Médio”, diz um trecho do comunicado divulgado pelo governo americano.

O Kremlin, por sua vez, condicionou a resolução do conflito ao fim do envio de armas à Ucrânia, posição que gera resistência na Europa, pois poderia permitir à Rússia se rearmar enquanto enfraquece Kiev.

“Foi enfatizado que a condição-chave para impedir a escalada do conflito e trabalhar para sua resolução por meios políticos e diplomáticos deve ser uma cessação completa da assistência militar estrangeira e o fornecimento de informações de inteligência para Kiev”, disse o Kremlin em nota.

Antes da ligação, o presidente russo fez declarações anti-Ocidente, alertando empresários russos sobre a permanência de sanções e incentivando investimentos em regiões seguras e lucrativas.

“Mesmo que haja um gesto do outro lado, como se eles sugerissem levantar ou facilitar algo, você pode esperar que eles encontrem outra maneira de pressionar, para atrapalhar as coisas. Vocês devem investir onde for lucrativo para vocês e para a Rússia, onde os lucros são altos e os investimentos são protegidos de forma confiável. Existem muitas regiões assim no mundo.”, disse Putin.



Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.