Aluna de escola pública de Ceilândia representa o DF em experiência parlamentar no Senado

Mesmo antes do fim do ano letivo de 2025, a trajetória escolar de Maria Eduarda Alves, de 17 anos, já ganhou destaque. Aluna do Centro de Ensino Médio (CEM) 10 de Ceilândia, ela representou o Distrito Federal no Programa Jovem Senador 2025, realizado em agosto. Acompanhada pela professora Celeste Maria Napoleão, Maria Eduarda vivenciou uma agenda intensa que reuniu política, cidadania e turismo cívico, explorando de perto o funcionamento do Congresso Nacional e de outros espaços de decisão do país.
Antes de assumir uma cadeira no Senado, a representante da capital federal foi recebida na rampa do Congresso Nacional, com direito a tapete vermelho e banda ao vivo. Um ritual carregado de simbolismo, que antecedeu a diplomação, posse e o lançamento da exposição com as redações vencedoras do programa.
Para Maria Eduarda, cada passo foi uma estreia: primeira vez no Plenário, na Comissão de Constituição e Justiça, respirando de perto o espaço onde a política brasileira é construída. “Foi emocionante, aproveitei cada oportunidade para aprender o máximo que eu pude”, contou a jovem, que representou o Distrito Federal ao lado de outros 26 estudantes de todo o país.
Turismo cívico
O grupo de estudantes viveu um verdadeiro mergulho no turismo cívico da capital, conhecendo o Supremo Tribunal Federal (STF), o Palácio do Planalto e até as iniciativas sustentáveis do próprio Senado. Entre visitas, estudos e debates, havia sempre tempo para se encantar com cada detalhe de Brasília.
Enquanto os estudantes dedicavam-se à elaboração de proposições legislativas, os docentes, como a professora Celeste, participaram de uma capacitação paralela — um espaço essencial para refletir sobre educação, cidadania e protagonismo estudantil.
Seleção
Maria Eduarda foi selecionada por meio do concurso de redação do programa, que neste ano teve como tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”. O texto foi escolhido entre os melhores produzidos por estudantes da rede pública do DF e passou por uma seleção feita por comissões avaliadoras da SEEDF e do Senado.
A parceria entre o Senado Federal e as secretarias estaduais de Educação objetiva promover o conhecimento sobre o processo legislativo e incentivar a participação política e cidadã dos estudantes da rede pública.
Com Informações da Agência Brasília