Alunos do Pontes para o Mundo conhecem famílias anfitriãs no Reino Unido

O programa Pontes para o Mundo iniciou uma das etapas mais aguardadas de sua edição 2025. Desde sexta-feira (5), os 102 estudantes participantes começaram a ser hospedados pelas host families, famílias britânicas que os receberão durante os três meses de intercâmbio na Escócia, País de Gales e Inglaterra.
A convivência com famílias locais permitirá aos alunos frequentar escolas britânicas e praticar o inglês diariamente, além de proporcionar experiências culturais e de integração únicas.
O estudante Wagner Alves Santos, 17 anos, do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 de Sobradinho, foi acolhido por um casal com dois filhos em Cambridge, Inglaterra. “Eles parecem ser bem tranquilos. Acredito que vai ser uma boa experiência”, afirma Wagner, animado com a oportunidade de aprimorar a fala em inglês, aspecto que sempre considerou desafiador. “Minha escrita, leitura e escuta são boas, mas agora vou ter a chance de melhorar a fala.”
Para Renan Miguel Martins, 16 anos, do Centro Educacional (CED) 310 Santa Maria, a experiência é um sonho prestes a se realizar. Apaixonado por idiomas, Renan aprimorou o inglês por meio de jogos e aplicativos, e agora estudará no tradicional Cambridge Regional College. Ele foi recebido pelo casal Allison e Mark, que têm dois filhos adultos, quatro netos e um gato. “Minha mãe ficou com bastante medo no início, mas com ajuda de muita gente ela decidiu me deixar ir”, conta.
O secretário-executivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Isaias Aparecido, acompanha a delegação no Reino Unido e visitou a residência de Wagner. “É muito importante ver de perto a forma como as famílias recebem nossos estudantes. Esse cuidado faz toda a diferença para que eles se sintam em casa e consigam aproveitar cada oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal que terão ao longo destes três meses”, destacou.
O programa Pontes para o Mundo oferece aos jovens a chance de aprimorar o inglês, vivenciar novas culturas e construir memórias que irão acompanhar os estudantes por toda a vida, consolidando uma experiência internacional transformadora.
Com informações da Secretaria de Educação do DF