Campanha educativa de trânsito abrange 1,5 mil pessoas neste fim de semana

Entre sexta-feira (15) e domingo (17), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu uma série de ações educativas que alcançaram 1.560 pessoas em Vicente Pires, Samambaia, Riacho Fundo, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante e Asa Sul. A campanha teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de utilizar as vias urbanas com segurança.
As atividades ocorreram em escolas, bares, museu, shopping, supermercados e estacionamentos de feiras, além de vias públicas como o Eixo Sul e avenidas comerciais de Santa Maria e Gama.
Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Moreira, a mobilização busca aproveitar os espaços de convivência da população para reforçar boas práticas viárias. “Todos os dias nossos servidores estão trabalhando na conscientização da população para um trânsito mais seguro, e no fim de semana não é diferente. Ocupamos vários espaços públicos onde as pessoas se concentram em seus momentos de lazer ou nos afazeres cotidianos e aproveitamos para ensinar regras de segurança viária a pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e outros condutores”, afirmou.
Pedestres e motoristas
Na manhã de sexta-feira, uma blitz educativa em Vicente Pires orientou 120 condutores sobre o respeito ao pedestre na faixa, com foco na valorização da vida e na obediência à sinalização.
Álcool e direção
À noite, educadores estiveram em bares de Samambaia, abordando 450 pessoas no projeto Rolê Consciente, que alerta sobre os riscos da mistura de álcool e direção por meio de apresentações artísticas, palestras e distribuição de material educativo.
Entregadores por aplicativo
Ainda na sexta, 50 ciclistas e motociclistas que trabalham com entregas foram orientados em Santa Maria e no Gama, dentro do projeto Entregadores de App, com ênfase em práticas seguras para reduzir riscos no trânsito.
Crianças nas escolas
Em Samambaia e no Riacho Fundo, mais de 300 crianças participaram de atividades de contação de histórias e teatro, aprendendo sobre circulação em vias públicas, comportamento no interior de veículos e uso seguro de bicicletas.
Motociclistas no Museu Vivo da Memória Candanga
No sábado e domingo, o Circuito Moto Brasil – 1ª Edição recebeu educadores de trânsito no Núcleo Bandeirante. Cerca de 330 pessoas foram abordadas, com foco especial em motociclistas. O evento incluiu palestras sobre segurança, os riscos de pilotar alcoolizado e cuidados com pneus, no âmbito do programa Pneu Seguro.
Atividades em shopping e parque
Ainda no sábado, 100 frequentadores do Gama Shopping participaram do programa Detran nos Shoppings, que oferece orientações para diferentes faixas etárias. Já no domingo, no Eixão Sul, o programa Detran nos Parques integrou o evento Viver 60+, reunindo cerca de 200 pessoas em palestras sobre responsabilidade coletiva na construção de um trânsito mais seguro.
Com informações do Detran-DF