Carreta da Regularização Fundiária atende moradores de Samambaia até outubro

A população de Samambaia tem até 4 de outubro para aproveitar o atendimento da Carreta da Regularização Fundiária, projeto itinerante da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) que leva à comunidade a possibilidade de obter gratuitamente a escritura pública de imóveis. Instalada em frente à Administração Regional, a estrutura oferece atendimento sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
A iniciativa começou em dezembro de 2024 e já passou por regiões administrativas como São Sebastião, Brazlândia, Riacho Fundo 2 e Gama, somando, em média, 11 mil atendimentos. Além do serviço prestado na carreta, a Codhab também disponibiliza mensageiros que vão até a residência dos moradores para informar sobre a documentação pendente, buscar ou entregar papéis e auxiliar em todas as etapas do processo de regularização.
Segundo a Codhab, mais de 3,5 mil moradores de Samambaia já foram convocados para apresentar a documentação exigida, com o objetivo de garantir segurança jurídica e o direito definitivo sobre seus imóveis. Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, os documentos podem ser enviados pelo aplicativo Codhab Cidadão, que também permite acompanhar o andamento do processo.
O gerente administrativo da carreta, Rodrigo Lima, explica que a escolha das cidades atendidas é resultado de estudos e mapeamentos internos. “Tudo ocorre mediante um estudo prévio, que gera a necessidade de ida da carreta até a cidade para atender os moradores”, detalha. Ele afirma que o serviço também oferece orientação técnica sobre regularização fundiária e informações sobre escrituração de imóveis.
Em Samambaia, a permanência será de três meses, período necessário para atender a demanda de um edital que contempla mais de 3 mil imóveis. “Em locais com menos demanda, podemos ficar apenas uma ou duas semanas. Aqui, serão três meses para garantir um atendimento de qualidade”, reforça Rodrigo.
A divulgação do serviço é feita de três formas: publicação de edital no Diário Oficial, envio de carta de convocação aos moradores e ações de comunicação, como postagens nas redes sociais e carro de som nos bairros. Na carta, constam endereço, período de atendimento e lista de documentos necessários. Para iniciar o processo, basta apresentar documento de identidade. Em novos requerimentos, a relação completa de documentos é entregue no primeiro atendimento.
Para a moradora Francisca Pereira da Silva, 58 anos, a carreta chegou em boa hora. Residente de Samambaia desde 2008, ela ficou sabendo da ação por trabalhar próximo à Administração Regional. “Quando vi a Codhab, fui perguntar do que se tratava. Disseram que era para a regularização dos lotes e me interessei, já que meu imóvel é meu mesmo”, conta. Após o primeiro atendimento, Francisca saiu satisfeita. “O atendimento foi maravilhoso. Inclusive vou voltar amanhã para entregar um documento que me pediram. Está aprovado, é maravilhoso.”
O vigilante Claudicy Neto do Car, 48 anos, também procurou o serviço para esclarecer dúvidas sobre a titularidade de seu imóvel financiado. Ele recebeu uma carta em casa, convidando-o a comparecer. “Até então, para mim estava tudo certo, mas como recebi a carta, fiquei com uma dúvida e vim tirar”, relata. Após passar pelo guichê com a atendente Jaqueline, saiu tranquilo. “Fui bem atendido desde o início e consegui esclarecer tudo. Morar aqui é o bem maior, então, se você puder ter ciência de que está tudo OK, é uma vantagem. Agora vou embora tranquilo.”
A Carreta da Regularização Fundiária segue em Samambaia até o início de outubro, com a missão de aproximar o serviço dos moradores, agilizar a entrega de escrituras e garantir mais segurança e tranquilidade para quem deseja legalizar o próprio lar.