Centro de Convivência do Gama Oeste é reformado

Após quase um ano em obras, o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon) do Gama Oeste foi oficialmente entregue à comunidade nesta quinta-feira (26), com melhorias significativas na estrutura e nos serviços prestados. O espaço, que é referência em atividades socioeducativas e de integração comunitária, passou por reformas que incluíram pintura, troca do forro, readequação das instalações elétricas e dos banheiros, além de melhorias na acessibilidade.

Durante o período de manutenção, iniciado em agosto de 2024, os atendimentos à população foram mantidos no próprio local. A unidade também recebeu novos móveis, computadores e aparelhos de ar-condicionado, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e mais conforto aos usuários.

Para a secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Ana Paula Marra, a revitalização do espaço é um passo importante na valorização dos serviços oferecidos. “O Centro de Convivência desempenha um papel fundamental para nossa população. Nesses locais são realizadas atividades que promovem lazer, interação comunitária e o desenvolvimento de habilidades, respeitando as vivências de cada faixa etária. Entregar um espaço renovado, confortável e seguro fortalece ainda mais esse serviço”, destacou.

Um dos destaques do Cecon Gama Oeste é a Casa Rosada, espaço dentro da unidade que abriga um grupo de mulheres em cursos de culinária, beleza e empreendedorismo. “Atualmente, elas estão aprendendo a fazer massas, e a proposta é que consigam transformar esses conhecimentos em uma fonte de renda”, explicou Cladinice Lima, chefe substituta da unidade.

O centro oferece uma ampla estrutura, com salas de atividades em grupo, biblioteca, quadra poliesportiva, auditório, copa e espaços administrativos. A equipe é composta por educadores sociais e técnicos administrativos, que atendem crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, além de grupos intergeracionais, com pessoas de 18 a mais de 60 anos. Também são desenvolvidas ações voltadas a jovens entre 15 e 18 anos por meio do programa Incentiva DF — inclusive com participação em projetos culturais, como o videoclipe de lançamento do programa, em abril deste ano.

A unidade integra o conjunto de 16 Cecons do Distrito Federal, geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), que promovem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As atividades são organizadas por faixas etárias e visam estimular a integração entre gerações, o desenvolvimento pessoal e o fortalecimento de laços familiares e comunitários.

O acesso ao serviço é feito por meio de encaminhamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou por procura direta da população. A iniciativa busca atender às necessidades específicas de cada fase da vida, promovendo a cidadania e o protagonismo dos usuários.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.