Com investimento de R$ 20 milhões, obra de ampliação do pronto-socorro de Brazlândia é retomada

A reforma e ampliação do pronto-socorro do Hospital Regional de Brazlândia (HRBZ) foram retomadas após a conclusão de ajustes no projeto e a liberação da área que será demolida. A obra, iniciada oficialmente em 2024, representa a primeira grande intervenção estrutural na unidade desde sua construção e promete ampliar significativamente a capacidade de atendimento da rede pública de saúde na região.
O contrato foi firmado entre a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a empresa Elshaday Engenharia. O investimento total é de R$ 20,2 milhões, com recursos provenientes de emendas parlamentares e do Banco do Brasil.
Segundo o diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, Carlos Spies, a reforma é estratégica para a melhoria dos serviços de saúde. “Ao final, a unidade estará apta para aumentar a capacidade de atendimento”, afirmou.
O projeto inclui a ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a reforma das unidades de Odontologia Ambulatorial, Análises Clínicas, Agência Transfusional e da subestação elétrica. Também está prevista a criação de uma nova Unidade de Cirurgia Ambulatorial. Para isso, cerca de 1,3 mil m² de estruturas antigas serão demolidos, dando lugar a aproximadamente 10 mil m² de área construída — sendo 2.880 m² de edificações e mais de 6,1 mil m² destinados a um novo estacionamento. A área total de funcionamento do hospital passará de 5 mil m² para 6 mil m².
“A obra foi planejada para garantir mais segurança, dignidade e qualidade no atendimento aos usuários, além de melhores condições de trabalho para as equipes assistenciais”, explicou o subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Leonídio Pinto Neto. Ele ressaltou ainda que a atuação conjunta com a Novacap busca assegurar o cumprimento dos prazos e a adequação às normas técnicas e regulatórias exigidas em estruturas hospitalares.
Moradores da região acompanham com expectativa o andamento da reforma. O motorista de transporte escolar José Amilton de Oliveira, de 65 anos, destaca a importância da obra para quem depende do serviço público de saúde. “Essa obra vai ser muito importante aqui na região, pois me desloco até Ceilândia ou Taguatinga para ter atendimento. Com ela, serei atendido próximo de casa”, disse.
Com a conclusão da reforma, o Hospital Regional de Brazlândia deve se tornar uma referência em atendimento de urgência e emergência para a população local, reduzindo deslocamentos e fortalecendo a rede pública de saúde do Distrito Federal.
Com informações da Novacap