Cras do Varjão é contemplado com obras para atendimento a 6 mil famílias

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) entregou simbolicamente, nesta terça-feira (1º), as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Varjão. O espaço passou por melhorias significativas em sua estrutura física, com o objetivo de aprimorar o atendimento às cerca de 6 mil famílias referenciadas pela unidade.

Em obras desde dezembro de 2024, a unidade recebeu pintura nova, reestruturação das salas, adequação dos banheiros, melhorias no forro e telhado e implementação de medidas de acessibilidade nas estruturas, além de atualizações no sistema elétrico. Durante a execução das mudanças, os servidores ficaram instalados na Administração do Varjão para garantir o atendimento ao público. 

“A entrega de uma unidade renovada proporciona mais conforto tanto para os servidores quanto para a população, fortalecendo a oferta de serviços”, avalia a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Com um ambiente mais acolhedor e funcional, conseguimos atender melhor às necessidades da comunidade, garantindo que todos tenham acesso a um atendimento de qualidade e digno.”

Melhorias

Agora, o local dispõe de mobiliário renovado e novos computadores. Localizado na Quadra 7 da cidade, o Cras Varjão conta com recepção, sala para atividades administrativas, salas de atendimento, banheiros, auditório, copa e cozinha, além de uma área externa.  A equipe, composta por oito mulheres, inclui assistentes sociais, psicólogas e técnicas que atendem a população do Varjão, da Granja do Torto e do Lago Norte. Somente neste ano já foram registrados mais de 3.700 atendimentos individualizados. 

A gerente do Cras Varjão, Karoline Souza, explica que a unidade atende a um número significativo de migrantes internacionais da Venezuela, Senegal e Haiti, atuando em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). “Quando necessário, e após o atendimento no Cras, encaminhamos esse público ao instituto para emissão de documentos e inclusão em projetos e no mercado de trabalho”, afirma. “O Cras trabalha de forma intersetorial, onde temos um fluxo muito bem-estruturado de parcerias com os órgãos da região, como a UBS [Unidade Básica de Saúde] e o Restaurante Comunitário, entre outros”.

O Cras, que tem 32 unidades no DF – além do Cras Móvel -, é a porta de entrada para a assistência social. As unidades ofertam serviços de atualização do Cadastro Único, avaliação e inclusão em benefícios sociais e acompanhamento familiar, visando a apoiar o público em situação de vulnerabilidade socioeconômica, insegurança e dificuldades de acesso a serviços públicos. O atendimento deve ser feito com data e horário agendados pelo telefone 156 ou pelo site da Sedes-DF.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

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