Cúpula do MDB-DF quer reunir Celina e Ibaneis
Caciques do MDB-DF articulam uma reunião “olho no olho” entre a governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e o ex-governador Ibaneis Rocha. A intenção do grupo é que os dois aparem as arestas que vêm sendo expostas desde que o ex-chefe do Executivo local criticou a condução de sua sucessora e ameaçou levar o partido para um racha com ela.
A sugestão foi dada após o almoço entre os parlamentares e a governadora, nesta terça-feira (23), e deve ser encabeçada pelo presidente regional do MDB-DF, Wellington Luiz. “É dever dele entrar em contato com os dois para eles, olho no olho, resolverem suas diferenças”, afirmou um emedebista que preferiu não se identificar.
O encontro ainda não tem data para acontecer, mas servirá para que o apoio de Celina Leão à candidatura de Ibaneis ao Senado Federal, principal ponto de conflito com a atual chefe do Executivo do DF.
Ainda de acordo com o emedebista, Celina pretende replicar em sua chapa o mesmo que o próprio Ibaneis fez na última eleição, quando deu apoio à senadora Damares Alves (Republicanos) e a Flávia Peres (então Flávia Arruda) em uma eleição com apenas uma vaga.
Apoios
Celina chegou a anunciar apoio às candidaturas de Michelle Bolsonaro e Bia Kicis (ambas do PL), quando já estava apalavrada com Ibaneis Rocha. “Nós dissemos a ela que tivesse paciência, pois não seria prudente anunciar esse apoio neste momento. A campanha da Bia ainda não vingou e o Valdemar [da Costa Neto, presidente nacional do PL] não vai querer perder uma vaga certa na Câmara dos Deputados, sendo que as pesquisas mostram que a deputada não está decolando para o Senado”, explicou. “O que nós queremos é que o MDB tenha uma vaga e o PL possa ficar com a outra.”
Almoço
Nesta terça-feira, a governadora convidou os deputados distritais do MDB-DF para um almoço de reconciliação. A chefe do Executivo colocou sua perspectiva sobre as eleições, enquanto a maior parte dos parlamentares apontaram problemas com a composição da chapa majoritária.
A presença do ex-governador na chapa de Celina Leão, que tentará a reeleição, também foi centralizada pelos parlamentares. O grupo fiel ao ex-comandante do Palácio do Buriti afirmou que se sente na obrigação de manter fidelidade a Ibaneis, por conta dos espaços que eles tiveram durante o governo passado.