DER-DF confirma início da construção de passarela na EPIA

Por Afonso Ventania
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) anunciou que já está em andamento o processo de construção de uma passarela para pedestres na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), a EPIA, nas proximidades da Novacap e da sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A iniciativa atende a uma demanda antiga da população e, por essa razão, segundo o DER-DF, já fazia parte da carteira de obras do órgão.
Conforme informou o Jornal de Brasília nesta segunda-feira (8/9), o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado Wellington Luiz (MDB), encaminhou sugestão ao Governo do Distrito Federal para instalar passarelas naquele trecho com o objetivo de substituir os semáforos e faixas de pedestres, medida que, segundo o parlamentar, aumentaria a segurança dos transeuntes e reduziria os congestionamentos em uma das rodovias mais movimentadas da capital.
Em resposta, o DER-DF destacou que já havia dado início aos trâmites necessários para a execução da obra e agradeceu o apoio da CLDF na busca por soluções que melhorem a mobilidade e a segurança viária. “A passarela já está em licitação e a previsão é de que em alguns dias comecemos as obras”, confirmou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Jr.
O aviso de licitação nº 90.020/2025 foi publicado no Diário Oficial do DF no mês passado, prevendo investimento de R$ 4,6 milhões. O processo licitatório deve durar cerca de 60 dias até a assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço. A empresa vencedora terá 210 dias consecutivos para executar os trabalhos após a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço. O projeto contempla a construção de uma estrutura em concreto e metal, com serviços de terraplenagem, sinalização vertical e horizontal, acessibilidade, adequações ambientais e de mobilidade, além de toda a infraestrutura necessária para a execução da obra.
“A futura passarela busca atender às demandas de segurança do brasiliense e a fluidez do tráfego em um ponto estratégico da EPIA, uma das mais movimentadas do DF”, conclui Fauzi.