Estudantes da rede pública do DF produzem programas de rádio sobre temas sociais

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Cerca de 150 estudantes da rede pública do Distrito Federal participaram da Oficina de Rádio para Jovens que Planejam Voar, produzindo programas sobre temas atuais e sociais. A entrega dos certificados ocorreu nesta quinta-feira (14) no Centro Fundamental 05, em Sobradinho, envolvendo alunos do ensino integral, entre 12 e 14 anos, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto foi financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).

Durante cinco encontros realizados entre os dias 6 e 14 de maio, os estudantes aprenderam teorias e técnicas do radialismo sob mentoria de profissionais de comunicação. O projeto foi idealizado pelo jornalista, radialista e mestre em comunicação Dioclécio Luz, que, junto a cerca de 15 profissionais, acompanhou práticas de produção, divulgação e operação de programas de rádio.

“O FAC viabiliza esse tipo de projeto, incentivando escolas públicas e a sociedade em geral. É um dos melhores instrumentos de promoção da cultura no Distrito Federal, pelo envolvimento das pessoas que fazem e das que recebem os projetos”, avaliou Dioclécio Luz.

Os participantes abordaram assuntos como racismo estrutural, violência contra mulheres, bullying, desmatamento do Cerrado e LGBTfobia. O estúdio foi montado em sala de aula, equipado com microfones, fones e aparelhagem de rádio que muitos alunos nunca haviam utilizado. A produção incluiu roteirização, edição e apresentação de programas, com ênfase na expressão pessoal e no protagonismo dos estudantes.

“A ideia é trabalhar a autoestima e mostrar que todos têm opinião. Quando eles se soltam, a alegria é grande”, disse Dioclécio Luz. A professora de língua portuguesa Cristina Iris Figueiredo destacou que a oficina promove inclusão e quebra barreiras de preconceito, tornando os alunos protagonistas na abordagem de temas pouco debatidos na escola.

Estudante do 8º ano, Evelyn Vitória, relatou que a experiência de gravar programas foi divertida e educativa. “Nunca tive contato com esse tipo de equipamento, mas gostei bastante. Quero conhecer e estudar mais”, afirmou.

O cronograma da oficina incluiu introdução à linguagem radiofônica, diversidade musical, técnicas de locução, jornalismo comunitário e produção de programas. Também foram abordadas etapas de roteiro, pesquisa, operação técnica e montagem de grades de programação. Para encerrar, os alunos gravaram os episódios, que seguirão o estilo podcast e serão veiculados na Rádio Eixo. Material de apoio em formato de cartilha pedagógica foi distribuído para acompanhar toda a oficina.

*Com informações de Nathália Borgo, da Agência Brasília


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