GDF amplia rede de UTIs com mais 30 leitos na rede complementar

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) contratou, nesta terça-feira (17), mais 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta na rede complementar. Os leitos serão disponibilizados pelo Hospital Ortopédico e de Medicina Especializada – Home e têm como objetivo reforçar o atendimento a pacientes em estado crítico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do DF.
Com essa nova contratação, o número total de leitos de UTI adulta adquiridos em menos de um mês chega a 60. No início de junho, a SES-DF já havia contratado 30 leitos junto ao Hospital Santa Lúcia Gama. As medidas fazem parte de uma estratégia para ampliar a capacidade da rede pública e enfrentar a crescente demanda por atendimentos intensivos.
O contrato com o Hospital Home tem valor de R$ 66,2 milhões e vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até 120 meses, conforme necessidade da pasta.
“O objetivo é garantir que todos tenham acesso ao atendimento necessário em momentos de emergência. Estamos comprometidos em fortalecer a capacidade da rede pública de saúde diante de um cenário de alta demanda por cuidados intensivos”, afirmou o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior.
Credenciamento prevê mais de 200 leitos
As contratações fazem parte do edital de credenciamento nº 5/2024, que autoriza a contratação de mais de 200 leitos de UTI adulta em hospitais da rede complementar. O mesmo edital também contempla a inclusão de 14 vagas de UTI neonatal e 17 de UTI pediátrica. As contratações das demais empresas habilitadas deverão ocorrer nos próximos meses.
Além do reforço na estrutura de UTI, a rede pública também enfrenta desafios como os estoques críticos de sangue. O Hospital de Base do DF tem mobilizado a população para doações, a fim de garantir a realização de cirurgias e atendimentos emergenciais.
Com informações da SES-DF