Hemocentro registra baixo índice de doação de sangue em agosto

Por Larissa Barros
redacao@grupojbr.com
Em agosto, o Hemocentro de Brasília registra um dos piores índices de doação de sangue do ano. Com média de apenas 121 bolsas coletadas por dia, o número está 33% abaixo do necessário para atender a demanda. A combinação da seca com o aumento de doenças respiratórias tem afastado doadores e agravado a situação.
O estoque mais preocupante é o de sangue AB negativo, classificado como crítico. Também estão em atenção os tipos O positivo, B negativo e A positivo. Já os tipos O negativo, B positivo e A negativo se mantêm em nível regular, e somente o AB positivo apresenta quantidade considerada segura.
De acordo com a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Kelly Barbi, a queda nas doações ameaça o atendimento a pacientes que dependem de transfusão diariamente, como pessoas em tratamento contra o câncer, vítimas de acidentes e portadores de doenças crônicas. “Precisamos da colaboração de todos para reverter esse quadro”, reforça.
Responsável por abastecer toda a rede pública de saúde do Distrito Federal e hospitais conveniados, como o Hospital da Criança, o Instituto do Coração do Distrito Federal e o Hospital das Forças Armadas, o Hemocentro promove, na próxima quinta-feira (14), uma coleta externa no Assaí Atacadista, em frente ao Taguatinga Shopping. Os interessados podem agendar a doação pelo site Agenda DF.