Homem é condenado a quase 10 anos de prisão por tentativa de homicídio em Brasília

O Tribunal do Júri de Brasília condenou Ednei Moreira de Jesus a nove anos, 10 meses e 24 dias de prisão, em regime inicial fechado, pela prática de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. O caso, que voltou a chamar atenção pelo grau de violência, ocorreu em 19 de novembro de 2017, na Cidade Estrutural.
Na ocasião, o acusado morava próximo à sogra da vítima, de 38 anos, e era conhecido por constantes importunações. Segundo os autos, ao ser questionado pela esposa do vizinho sobre seu comportamento, Ednei reagiu de forma agressiva: agrediu a mulher e, em seguida, armou-se com um facão, obrigando-a a fugir para se proteger.
Golpe no pescoço e histórico criminal
Quando o marido da mulher tentou buscar explicações, Ednei novamente pegou o facão, perseguiu o vizinho e o atingiu no pescoço. Apesar da gravidade, a vítima conseguiu reagir, empurrar o agressor e escapar. A denúncia apontou que o ataque foi motivado apenas pela insatisfação do réu em ser confrontado, caracterizando o motivo fútil. As informações são do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
De acordo com a acusação, o réu já possuía longo histórico criminal e era considerado perigoso pela comunidade local. Por determinação judicial, ele deverá iniciar o cumprimento da pena imediatamente e não terá direito de recorrer em liberdade.