Investidores poderão usar Tesouro Direto como garantia em empréstimos

O Tesouro Nacional e o Banco Central lançaram o serviço Tesouro Direto Garantia (TD Garantia). A medida permitirá aos investidores manter os ativos rendendo na carteira e, ao mesmo tempo, vinculá-los a uma operação de crédito e a um contrato de aluguel.

As pessoas físicas que investem em títulos públicos pela internet poderão usar esses papéis como garantia para empréstimos e aluguéis. Segundo o Tesouro, a medida pretende contribuir para a diminuição do risco e dos custos das operações financeiras.

Em caso de não pagamento das parcelas, os títulos serão recomprados pelo Tesouro Nacional, com o valor correspondente sendo repassado ao credor. As discussões para a implementação do TD Garantia duraram dois anos.

De acordo com o Tesouro Nacional, a possibilidade de constituir ônus e gravames – o registro de um bem vinculando-o a um contrato – sobre títulos públicos ajuda a fomentar o mercado de crédito e garante uma opção segura para diversas operações financeiras.

Também está previsto para o fim do ano o lançamento do Gift Card B3, que permitirá que os investidores apresentem títulos públicos a outras pessoas.

Agora, o aplicador pode comprar os papéis com base no fracionamento do valor de mercado em 1 ponto percentual do total. Desde o último dia 18, é possível investir no Tesouro Direto com valores abaixo do limite antigo de R$ 30 por operação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

× Em que posso ajudar?