Ministro do STJ e fundador de restaurante recebem Título de Cidadão Honorário de Brasília

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (26), a Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, com o Título de Cidadão Honorário de Brasília (TCHB). A entrega foi conduzida pelo deputado Ricardo Vale (PT), 1º vice-presidente da Casa, com base no decreto legislativo nº 2.280/2020, de autoria do ex-deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos).

Durante a cerimônia, Ricardo Vale destacou a sensibilidade do ministro em relação ao tema da fraternidade. “Fiquei feliz em ver o quanto o ministro Reynaldo se preocupa com a fraternidade e o quanto reflete sobre esse tema, especialmente em termos jurídicos. O Brasil e o mundo precisam muito disso”, declarou.

Presente à solenidade, o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), ressaltou a coincidência da homenagem com os dez anos de Reynaldo Fonseca no STJ. “Nada acontece por acaso. Que venham muitas décadas pela frente, porque nós precisamos de alguém com sua sensibilidade e cuidado com o povo”, afirmou.

O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, elogiou o colega homenageado destacando sua leveza pessoal e permanente curiosidade acadêmica. “O ministro Reynaldo construiu uma legião de discípulos. É alguém que traz paz em si e se interessa profundamente por novos temas. Isso demonstra a grandeza de seu espírito”, declarou.

Outros representantes do Judiciário também participaram da cerimônia. O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, destacou a atuação exemplar de Reynaldo Fonseca, enquanto o desembargador Roberval Belinati, do TJDFT, enfatizou sua contribuição ao Judiciário brasiliense: “É um homem de fé, de família, que defende o bem, o amor e a fraternidade”.

Representando a família, Leonardo Fonseca, filho do ministro, afirmou que o título simboliza a consolidação de uma relação de afeto com Brasília. “Se consagra hoje uma trajetória marcada pela excelência técnica, integridade moral e sensibilidade humana. Este título não poderia vir em momento mais apropriado”, disse.

Ao discursar, Reynaldo Fonseca relembrou sua chegada à capital federal em 1989, aos 25 anos, e os momentos marcantes de sua carreira. “Brasília foi desde o início mais do que o destino funcional. Tornou-se lar. Este título consagra um laço que já era de alma e coração”, afirmou. O ministro também ressaltou sua atuação em causas sociais e na busca por uma Justiça mais humana e acessível.

Natural de São Luís (MA), Reynaldo Fonseca é mestre e doutor em Direito, com pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos. Em 2015, foi nomeado ministro do STJ, após longa trajetória no Judiciário federal e distrital.


Empresário Francisco Ansiliero também recebe homenagem da CLDF

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Ainda nesta segunda-feira, às 19h, a Câmara Legislativa entregará o Título de Cidadão Honorário de Brasília a Francisco Ansiliero, fundador da rede de restaurantes Dom Francisco. A iniciativa partiu do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), que destacou a importância do homenageado para o desenvolvimento da gastronomia e do turismo local.

“Além de seu impacto no setor gastronômico, Francisco contribuiu para fortalecer a economia e tornar Brasília um destino reconhecido por sua culinária”, declarou o parlamentar.

Nascido em Iomerê (SC), em 1939, Ansiliero chegou a Brasília em 1998 e fundou o restaurante Francisco, posteriormente rebatizado de Dom Francisco. Ex-padre e ex-professor, tem formação em Filosofia, Pedagogia e mestrado em Psicologia Educacional.

O Dom Francisco tornou-se referência nacional, popularizando o consumo de vinhos e ingredientes brasileiros, especialmente do Cerrado e da Amazônia. Francisco também formou gerações de chefs e ajudou a consolidar a identidade gastronômica da capital.

“Ele merece todo o nosso respeito e reconhecimento — não apenas pelo sucesso dos seus empreendimentos, mas pelo exemplo que oferece aos comerciantes do DF. Seus restaurantes representam a alma de Brasília”, afirmou Pedrosa.

A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo canal da CLDF no YouTube.

Com informações da Agência CLDF

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.