Oficinas de propostas para o transporte e mobilidade são concluídas em todas as regiões administrativas

A fase de oficinas participativas para a construção do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) foi encerrada nessa quinta-feira (4), após três semanas de debates em todas as 35 regiões administrativas do Distrito Federal. Promovidos pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), os encontros permitiram que a população discutisse e aprimorasse propostas baseadas em diagnósticos realizados em pesquisas de campo e nas próprias contribuições populares.
Durante as oficinas, foram discutidas medidas para transformar a mobilidade urbana no DF. Entre os temas debatidos estão o conceito de Ruas Completas, que busca garantir o compartilhamento seguro do espaço viário entre pedestres, ciclistas, transporte coletivo e veículos particulares, e a expansão da rede cicloviária, com novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Também foram abordadas a implantação das Zonas 30, que reduzem limites de velocidade para aumentar a segurança viária, além da melhoria dos pontos de integração entre diferentes modais de transporte.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o engajamento da população foi fundamental para a formulação das propostas.
“Em todas as regiões administrativas, recebemos contribuições importantes para a construção de um plano de mobilidade que reflita os desejos e necessidades da população. Mas o processo não termina aqui: esse diálogo vai continuar nas audiências públicas, onde as propostas serão novamente debatidas antes de serem consolidadas no projeto final que será encaminhado à Câmara Legislativa”, afirmou.
Com o fim desta etapa, a equipe técnica da Semob vai sistematizar todas as contribuições recebidas, integrando-as às propostas iniciais. O documento resultante será apresentado na terceira audiência pública, prevista para outubro. A fase final ocorrerá em dezembro, quando será realizada a quarta audiência pública, dedicada à discussão da minuta do Projeto de Lei que definirá o PDTU e o PMUS.
Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF)