Postos do Cadastro Único completam três anos, com mais de 464 mil atendimentos

Criados para facilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade a programas sociais, os postos exclusivos para preenchimento e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) no Distrito Federal completaram três anos de funcionamento com 464.775 atendimentos registrados até julho deste ano. No período, houve a inclusão de 160 mil novas famílias na plataforma.
Entre julho de 2022 e julho de 2025, a taxa de atualização cadastral subiu de 68,87% para 79,33%, um aumento de mais de 10 pontos percentuais. O número de famílias inseridas no sistema cresceu 65,7%, passando de 248.034 para 410.943.
Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com uma organização da sociedade civil, mantém 13 postos distribuídos por Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mediante agendamento pelo telefone 156, site da Sedes ou encaminhamento de unidades do Cras e Creas.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, a iniciativa complementa o serviço já oferecido nos centros de referência de assistência social. “Muitas famílias, especialmente mães solo, idosos e pessoas com deficiência, precisam manter o cadastro atualizado para acessar ou continuar recebendo benefícios. Os postos vieram agilizar o atendimento e ampliar o acesso às políticas sociais”, afirmou.
Os primeiros postos começaram a operar em agosto de 2022 na Estrutural, Paranoá, Santa Maria, Planaltina, Gama, São Sebastião e Riacho Fundo. Em setembro, o serviço foi expandido para Brazlândia, Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho, Taguatinga e Plano Piloto — este último ativo até julho de 2023. Hoje, 111 colaboradores atuam nas unidades, incluindo entrevistadores, supervisores, recepcionistas e gestores, todos capacitados conforme o padrão de entrevistas definido pelo governo federal.
O Cadastro Único é utilizado para acesso a programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica e Carteira da Pessoa Idosa, entre outros. Os postos não realizam a concessão de benefícios, apenas o registro e atualização dos dados. Para acessar auxílios distritais, como o Cartão Prato Cheio ou benefícios em casos de vulnerabilidade e calamidade, o atendimento deve ser feito nos Cras, também com agendamento prévio.
Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social