Primeiro Zebrinha elétrico do DF é entregue no Guará

O Guará recebeu, nesta quarta-feira (20), o primeiro modelo elétrico do Zebrinha do Distrito Federal – com capacidade para transportar 55 passageiros -, além de seis miniônibus (com capacidade para 37 pessoas) e um ônibus padrão (grande). Os oito novos veículos fazem parte da renovação e ampliação da frota na região.
Ao todo, serão beneficiadas cinco regiões com a nova frota, Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará e Taguatinga. “Nós estamos conseguindo revolucionar o transporte público do DF. Hoje, estamos entregando todos os ônibus com ar-condicionado. Já temos 17 cidades com o Zebrinha e quando falamos nisso, estamos pensando em mobilidade”, comentou a vice-governadora Celina Leão durante a entrega dos veículos.

Celina pontuou que o DF conta com a frota mais nova e sustentável do país, sendo que 80% dos veículos foram renovados nos últimos anos. “Não vamos parar por aí, vamos colocar o Zebrinha em todas as cidades.” Os novos veículos são fabricados com tecnologia Euro 6 – Proconve 8, que elimina até 80% da emissão de gases poluentes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Todos os veículos possuem ar-condicionado, elevador para acessibilidade, sistemas de câmeras e GPS.
Expansão da frota elétrica
Em relação à expansão da frota elétrica de ônibus no DF, o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou que a diretriz é caminhar para a eletrificação total dos veículos nos próximos anos. “Além desse primeiro Zebrinha experimental, nós devemos receber até o final do ano ou início do ano que vem 90 ônibus elétricos que vão operar na bacia 1, em todo o Plano Piloto.”
O secretário enfatizou que todas as empresas de ônibus do DF, atualmente, estudam a renovação da frota com veículos elétricos. “Mobilidade hoje é vida. Ao aumentar a frota, diminuímos o tempo de viagem e devolvemos vida para as pessoas. Não é somente ônibus, tem investimentos nos eixos, nas caixas exclusivas, no BRT Norte, que está vindo por aí, da conexão por exemplo do BRT Oeste com o Setor Policial Militar. São obras importantes que refletem em uma mobilidade melhor para todos.”
Hoje, o DF conta com seis veículos elétricos, que ficam no Plano Piloto. “A frota elétrica está acontecendo com a mudança em cada bacia. No Guará, já temos um, com a entrega de hoje. Mas já temos uma frota hoje em que todo o motor é específico, é o mais sustentável que existe no mercado atualmente. Estamos fazendo as substituições, a frota elétrica precisa de uma estrutura específica que já está sendo construída, mas ao mesmo tempo estamos entregando um pedaço dessa frota eletrificada”, explicou Celina.

A aposentada Isabel Lopes celebrou a entrega dos novos veículos. “Pra mim é maravilhoso, porque quando a gente chegou em Brasília tinha o Zebrinha. É bom pra gente ir a feira, de carro temos dificuldades para estacionar, já com o Zebrinha é muito bom. A importância do Zebrinha para o Guará é 10. Além disso, muitos idosos, como eu, não dirigem precisam pegar, então se ele entrar na minha quadra vou ficar muito feliz.”
Passagens mais caras no Entorno
Questionado sobre o possível aumento das passagens no Entorno, o secretário Zeno Gonçalves ressaltou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda não confirmou oficialmente a nova tarifa com reajuste de 2,91%. O reajuste havia sido suspenso por seis meses, mas o prazo chega ao fim nesta sexta-feira.
“O prazo de seis meses de suspensão encerra agora sexta-feira, sendo uma preocupação do governo. Nós estamos em contato com a ANTT e Ministério do Transporte, o próprio governador [Ibaneis] tem falado com o governador Ronaldo Caiado e com o ministro Renan Filho, avaliando uma eventual prorrogação dessa suspensão. Mas ainda não temos nada definido e podemos, sim, ter de fato esse aumento. Esperamos que não aconteça, o impacto será grande, com possíveis demissões.”