Quadrilha de ladrões de cabos é alvo de operação da PCDF; os furtos causaram um prejuízo superior a R$ 1 milhão

Policiais civis da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) deflagraram, na manhã desta terça-feira (19/8), uma operação contra uma quadrilha especializada no furto de cabos de energia e transmissão de dados no Distrito Federal. Os criminosos utilizavam uniformes de técnicos de telefonia para despistar a polícia durante os crimes.

Na ação, realizada na Cidade Estrutural, foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. De acordo com a investigação, apenas em 2025, os furtos causaram um prejuízo superior a R$ 1 milhão para empresas de energia e telecomunicações.

A quadrilha atuava principalmente nas regiões do Sudoeste e do Cruzeiro. Somente no Sudoeste, foram registradas 54 ocorrências neste ano, o que evidencia o crescimento desse tipo de crime.

Durante as buscas, os policiais apreenderam equipamentos de comunicação, ferramentas utilizadas para cortar cabos e coletes de empresas de telefonia, usados como disfarce. A investigação já dura cerca de um ano e resultou no indiciamento de 16 pessoas.

Além dos prejuízos financeiros, a PCDF alerta que os furtos oferecem riscos graves à população, como a interrupção de serviços hospitalares e de home care, que dependem de fornecimento contínuo de energia para manter pacientes em suporte de vida.

A operação segue em andamento, e novas prisões não estão descartadas.


Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.