SES-DF homenageia nutricionistas em evento pelo Dia da categoria

Nesta sexta-feira (15), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) homenageou nutricionistas da rede pública durante evento alusivo ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto. A programação incluiu seminário, palestras e mesas-redondas com debates sobre temas relevantes para a atuação da categoria, como a Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (Rhamb).
O objetivo do encontro foi valorizar o trabalho dos profissionais, servidores e residentes, além de promover integração entre os serviços de saúde e o compartilhamento de experiências. Entre os assuntos discutidos estiveram segurança alimentar e nutricional, fitoterapia, plantas alimentícias não convencionais (Pancs), avaliação nutricional e cuidados paliativos.
A gerente de Nutrição da SES-DF, Carolina Gama, destacou a importância da profissão. “É uma profissão fundamental para promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças. Exercem um papel importante para modificar o cenário da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, para que a população tenha qualidade de vida”, afirmou.
O diretor de Atenção Secundária e Integração de Serviços da SES-DF, Geandro Dantas, reforçou a relevância do trabalho na promoção da saúde no DF. “É importante que os profissionais mantenham a fibra no território onde atuam, que lutem para articular a promoção da segurança alimentar nutricional e do direito a uma alimentação digna e saudável”, disse.
A vice-presidente do Conselho Regional de Nutrição (CRN) da 1ª Região, Camilla Araujo, ressaltou o papel da categoria no direito à alimentação adequada. “É importante para que nós possamos, cada vez mais, levar a alimentação adequada e saudável para que as pessoas aprendam a fazer suas próprias escolhas. Cada vez mais, o nosso trabalho é voltado para esta educação, independente dos segmentos que atuamos”, explicou.
Atualmente, a SES-DF conta com mais de 360 nutricionistas, sendo a maioria (128) na faixa etária de 40 a 44 anos, seguida por 92 na faixa de 45 a 49 anos e 80 entre 35 e 39 anos. Do total, mais de 94% são mulheres.