Trump diz que vai anunciar tarifas sobre aço e alumínio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a jornalistas no último domingo (9) que vai aplicar taxas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio. Segundo Trump, a medida vai atingir importações de metal de todos os países e deve ser anunciada formalmente nesta segunda-feira (10).

Trump também afirmou que divulgará as chamadas “tarifas recíprocas” na terça (11) ou quarta-feira (12), com aplicação quase imediata. De acordo com informações da Reuters, a medida visa igualar as taxas cobradas por outros países que possuem vantagem sobre o mercado dos EUA.

“De forma muito simples, se ele nos cobrarem, nós os cobraremos”, disse.

Se confirmada as novas tarifas, o Brasil deve ser afetado com as taxas sobre aço e alumínio.

Em 2024, o Brasil se tornou o segundo maior fornecedor de aço para os Estados Unidos, ultrapassando o México e ficando atrás apenas do Canadá. O aço brasileiro representou 15,5% das importações totais dos EUA, informa dados do Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DOC).

O governo brasileiro declarou que só vai se manifestar quando Donald Trump oficializar a decisão.

“O governo tomou uma decisão de só se manifestar com base em decisões concretas, não em anúncios (…) O governo vai aguardar”, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista a Globo News nesta segunda-feira (10).



Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

× Em que posso ajudar?