Últimos dias de inscrição para o Programa de pós-graduação em Ciências para a Saúde da ESP-DF

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), abriu inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ciências para a Saúde. São quatro editais: dois para o mestrado profissional e dois inéditos para o doutorado profissional. As inscrições ficam abertas até domingo, 7 de setembro, no site da Fepecs.
No doutorado profissional, um edital destina-se a portadores de diploma de graduação na área da saúde e/ou áreas afins, com seis vagas; o outro é exclusivo para enfermeiros, com quatro vagas. Em ambos os casos, exige-se diploma de mestrado na área da saúde e/ou áreas afins e há previsão de vagas para ações afirmativas. Segundo a coordenadora do programa, Leila Göttems, a novidade é a oferta do doutorado profissional. “Vamos fazer a seleção de 10 candidatos para a primeira turma. A intenção é lançar um novo edital a cada ano”, afirma. Um dos editais conta com apoio do edital de fomento à pesquisa do Acordo CAPES — Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), voltado a estimular enfermeiros a cursarem o doutorado com suporte financeiro para o desenvolvimento dos produtos.
No mestrado profissional, os editais replicam a estrutura do doutorado e também reservam oportunidade específica para a enfermagem. Tanto o edital para profissionais da saúde e/ou áreas afins quanto o voltado a enfermeiros oferecem 10 vagas cada, sendo cinco reservadas para ações afirmativas.
Todos os candidatos devem comprovar vínculo empregatício há pelo menos um ano com estabelecimentos de saúde da rede pública municipal, estadual ou federal; com instituições filantrópicas que prestam serviços ao SUS; ou com instituições educacionais públicas, em atividades de assistência, gestão ou educação. Para enfermeiros, também é obrigatório registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) e/ou nos conselhos dos estados que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).
A seleção terá cinco etapas: análise documental, prova escrita, avaliação do anteprojeto de pesquisa, análise do formulário de pontuação de produção técnico-científica e prova oral. A orientação é ler o edital com atenção e seguir todas as instruções para validar a inscrição.
Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)